Devido ao aumento da complexidade dos modelos empresariais, em face do cenário econômico, e à maior competitividade mundial e globalizada, cada vez mais há necessidade de planejar e gerir as informações de forma organizada. Como consequência destes fatores, surge a importância da controladoria nas organizações.
A ConTI Consultoria possui expertise e uma equipe especializada para ajudar a aprimorar a gestão de seu negócio, e otimizar a tomada de decisões, através de nosso serviço de Planejamento e Gestão da área organizacional de controladoria.
Atividades relativas ao desenvolvimento da contabilidade societária, como gerenciar as atividades de contabilidade e elaborar demonstrações contábeis gerenciais.
Estabelecer e monitorar o sistema de controles e indicadores, com a finalidade de salvaguardar o patrimônio e os interesses da empresa.
Atividades ligadas a prover proteção aos ativos, e as atividades de registrar e controlar todo o patrimônio da empresa.
Abrange atividades relativas a gerar informações de natureza contábil, patrimonial, econômica, financeira e não financeira ao processo de gestão para a tomada.
Atividades de registrar, mensurar, controlar, analisar e avaliar os custos, no que diz respeito à viabilidade de novos produtos e serviços e resultados da operação.
Atividades relativas às obrigações legais, fiscais e acessórias previstas em leis e normas tributárias, e a elaboração do planejamento tributário.
Ao longo dos anos desenvolvemos e aprimoramos uma metodologia prática que já foi aplicada em diversas empresas, para implantação do Planejamento e Gestão da área organizacional de controladoria que é dividida em 5 etapas:
Nesta etapa são identificados e avaliadas as necessidades da empresa e constituí-se de um trabalho de levantamento e análise de dados quantitativos do desempenho operacional e administrativo e da potencialidade da empresa.
Responsável por coordenar o planejamento estratégico, o orçamento empresarial e a gestão de geração de informações que dão suporte a tomada de descisões por parte da diretoria da empresa.
Consolidar e manter a estruturação definida incluindo análise de aderência e a implantação de um sistema informatizado de gestão empresarial.
Definição de responsabilidades e autoridades, papéis e atribuições. Todas as áreas devem estar integradas com a Controladoria em funçao dos objetivos e metas da empresa.
Estabelecer e monitorar o sistema de controles internos, agir preventivamente, identificar os desvios e agir corretivamente, realizar reuniões de apresentação de resultados e análises críticas mensais e trimestrais.