GRUPO VDL

Implantação dos módulos para operação do Backoffice das novas unidades de ferroligas em Minas Gerais

ESTUDO DE CASO

GRUPO VDL

SOBRE A EMPRESA

O Grupo VDL iniciou sua formação em 1973 e atualmente é composto por mais de 10 empresas de diferentes segmentos. Com aproximadamente 3.000 funcionários, o Grupo VDL vem se destacando no mercado de atuação de concessionários de veículos comerciais da Mercedes-Benz, revenda de pneus Michelin, fomento mercantil e siderurgia.

No dia 28 de setembro de 2021 a Vale firmou contrato de venda dos ativos de ferroligas de manganês nos municípios Barbacena, Ouro Preto e Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais, que ainda estava sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), para o Grupo VDL, um conglomerado empresarial que atua nos segmentos de transporte, mineração e siderurgia.

 

Inicialmente o prazo definido pela VDL era iniciar a operação das Unidades com sua administração em dezembro de 2021. No entanto, por questões do CAD foi prorrogada a data da operação pelo Grupo VDL para 01 de janeiro de 2022,

Quando a ConTI Consultoria foi contratada para execução do projeto, a Diretoria do Grupo VDL lançou um desafio, implantar todos os módulos necessários para operação do BackOffice da empresa (compra, venda, fiscal, contas a pagar, contas a receber, tesouraria, contabilidade, gestão de estoque) e também, garantir que as operações industriais não fossem afetadas com a implantação do novo ERP, ou seja, controle de produção e manutenção deveriam ser mantidos e geridos sistemicamente.

"O maior desafio foi entender o negócio do cliente, suas necessidades, e parametrizar todo o sistema de modo que o cliente conseguisse extrair os resultados da forma que ele esperava. No entanto, esse desafio foi superado com a alocação de recursos extremamente competentes, e com sinergia entre todos, onde todos estavam disponíveis para auxiliar um ao outro no que fosse necessário."
Adolfo Schulenburg Junior
Consultor Controladoria e Finanças da ConTI Consultoria

Portanto, no período de dois meses de projeto, sem a realização da modelagem dos processos (atividade obrigatória para sucesso de qualquer projeto de implantação do ERP Datasul), tínhamos que substituir o antigo ERP SAP pelo Datasul e torná-lo operacional.

Tínhamos ainda outro fator talvez mais desafiador, manter e transmitir confiança para os usuários que suas rotinas, apesar da falta de tempo para treiná-los, estariam sendo acompanhadas e sustentadas pela consultoria e dessa forma os impactos seriam minimizados.

Então, no tempo determinado fizemos a instalação do ERP Datasul no ambiente Cloud, realizamos as parametrizações e todos os cadastros dos módulos (a consultoria assumiu todas as parametrizações dos módulos tendo como base o modelo repassado pela Vale e também, regras de negócio da empresa do grupo a Siderúrgica Itabirito) deixando-os habilitados para operação e rollout de dados do SAP para Datasul.

Para garantir a confiança, tranquilidade dos usuários e a operação do sistema a ConTI Consultoria assumiu por 03 meses a capacitação sistêmica dos usuários (como não tínhamos realizado a modelagem em tempo de treinamento, fomos conhecendo os processos e fazendo os ajustes necessários para aderência ao ERP Datasul) e a execução de algumas rotinas (a estrutura organizacional ainda não estava completa).

"Meu maior desafio sem dúvida era o fato de que a empresa estava em pleno funcionamento de suas atividades, em especial no que se refere ao processo de recebimento e faturamento. Não podíamos deixar cargas (tanto nas entradas quanto nas saídas) paradas na porta das plantas, materiais fundamentais chegando para as áreas produtivas e também produto acabado saindo para atender os clientes da Nexus. Apesar disso, o desafio foi superado principalmente pela experiência que os profissionais da ConTI possuem do sistema Datasul que foram fundamentais para o Grupo VDL, em especial porque nenhuma carga ficou parada por motivos sistêmicos nas plantas da Nexus."
Pedro Carneiro
Consultor de Logística da ConTI Consultoria

No final dos 03 meses de acompanhamento e apoio da operação a ConTI foi contratada para prestação de serviço de BPO folha de pagamento e sustentação continuada para atendimento de suporte em tecnologia e consultoria geral.

Essa contratação é a demonstração cabal de uma relação firmada na confiança e resultados alcançados.

“ O maior desafio no projeto foi a restrição no acesso as informações referentes ao negócio do cliente impossibilitando a preparação ideal do ERP para virada do sistema. Mas o desafio foi superado três pontos principais, estes ligados diretamente a expertise da Conti em implantações de sistema:

• Realizando o mapeamento macro dos processos antes da virada

• Grande empenho e conhecimento dos consultores envolvidos no processo parametrizando o sistema em tempo de execução atendendo as regras de negócio sem impactar a implantação e a operação do cliente.

• Atuação dos gerentes de projeto junto ao cliente orientando sobre o processo de migração e na condução da virada.”
Ramon Almeida
Consultor de Manufatura da ConTI Consultoria

Em reunião de término de fase do projeto apresentamos para a Diretoria do Grupo VDL pontos de atenção que serão trabalhados nos próximos meses. Desse estudo será elaborado um plano de ação para atingimento de metas.

Ligamos para você!

Preencha um formulário para receber um contato de nossos consultores.

Close Panel