Os serviços de Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) estão voltados para a gestão dos processos com uma visão do negócio, ponta a ponta. O BPM tem como finalidade conhecer os processos executados dentro de uma empresa, medi-los e gerenciá-los. A partir daí realizar melhorias para que as organizações se tornem mais eficientes.
Com intuito de tornar a gestão mais assertiva, a ConTI Consultoria executa Projetos de BPM, com ênfase em modelagem e implantação de sistemas de gestão de processos de negócios (BPMS / Fluig). Alinhamento e integração dos Processos aos ERP’s Totvs (Linhas Datasul, Protheus e RM).
Os recursos são bem mais aproveitados em um processo otimizado, evitando desperdícios, gargalos, falhas e atrasos.
Com adoção do BPM, há melhorias nas práticas dos métodos de trabalho e formalização das atividades especificando como essas devem ser realizadas, o tempo estimado e os recursos necessários para sua execução.
A uniformização dos processos possibilita a manutenção dos procedimentos e traz clareza sobre quem é responsável por cada tarefa e em que momento cada pessoa pessoa participará do processo, otimizando a produtividade e a eficiência da equipe.
Com a avaliação dos processos e atividades é possível elaborar elaborar métodos mais ágeis e mais eficazes de trabalho, possibilitando uma gestão de tempo mais eficiente.
Com BPM, toda a informação é facilmente acessada e atualizada por todos, assim como as funções previamente definidas, tornando assim a comunicação mais efetiva e o trabalho muito mais fácil e organizado.
Um dos grandes benefícios da otimização dos processos é a vantagem competitiva que ela traz para empresa. Isso porque, a organização passa a oferecer aos seus clientes um serviços de melhor qualidade, por um custo reduzido, através de um trabalho de alto valor, aumentando sua satisfação com seu serviço e a fidelização com sua marca.
O primeiro passo é entender todas as atividades que sua empresa executa. Para isso fazemos um mapeamento que consiste no estudo e na criação de fluxos das atividades realizadas, em todo o processo, de ponta a ponta.
Nesta etapa, é hora de implementar os pontos de melhoria definidos anteriormente.
A gestão de processos deve ser um trabalho contínuo e, por isso, o monitoramento é essencial. Cada etapa deve ser vista como um ciclo e precisa ser revisitada e melhorada, sempre que for necessário.