GEOTHRA

Implantação BPM

ESTUDO DE CASO

GEOTHRA

Implantação BPM

SOBRE A EMPRESA

A Geothra Geologia e Geotecnia é uma empresa que já nasceu forte e inovadora, com soluções modernas nas áreas de Engenharia, Geologia e Geotecnia. Seu corpo técnico é formado por profissionais experientes, com atuação nos setores civil, mineração, energia e ambiental. Mantém a cultura da qualificação constante e necessária dos seus profissionais, garantindo assim a melhoria continua dos serviços prestados.

Desafio

Os processos, por diversos motivos, encontravam-se em um baixo nível de maturidade e, alguns deles com pouca ou nenhuma integração, ocasionando assim uma descentralização das informações. Além disso, algumas áreas faziam a gestão dos seus processos por meio de planilhas. Essa falta de integração entre os dados gerava muito retrabalho e as informações não eram confiáveis.

A falta de um ERP que integrasse todos os processos fez com que a Geothra perdesse eficiência em previsão de vendas, planejamento da operação, gestão dos projetos, na gestão de suprimentos e gestão de seus ativos. As informações dos processos de controladoria e finanças também não estavam integradas, com alto nível de utilização de planilhas Excel.

Solução

A Geothra, com o apoio da ConTI Consultoria, iniciou a implantação de um projeto BPM – Business Process Management com o objetivo de otimizar a gestão por processos e integrar as informações das áreas, permitindo um maior controle dos processos, redução de erros e duplicação de dados e, ainda, uma melhor gestão do conhecimento da informação.

“A Geothra acertou na implantação de um projeto BPM com o apoio da ConTI. A escolha foi feita dado o desafio de sair de processos manuais em um cenário de negócio complexo, com pouca integração entre os processos. Com as modelagens e os desenhos passamos a enxergar os gaps e perdas nos processos. Como pontos importantes posso citar os seguintes:

• Ficou muito clara a necessidade de implantação de um ERP e de uma Controladoria na Geothra;

• Visão do Macrofluxo com a interação dos processos;

• A definição dos pontos onde serão gerados os controles, indicadores e as melhorias;

• A quebra dos processos principais em subprocessos menores, inclusive para facilitar o entendimento dos coordenadores;

• A RFP baseada no BPM vai facilitar e nos dar segurança na seleção de um ERP.

Agora é partir para as implantações, em ondas, da controladoria e posteriormente do ERP. Ainda temos uma boa caminhada neste ano. É um orgulho para nós poder fazer parte de projetos que vão sustentar ainda mais o crescimento da Geothra.
Wenderson Silva
Gerente de Operações / Gerente do Projeto

Resultados alcançados

O projeto BPM, com o alinhamento estratégico, modelagens As Is e os desenhos To Be, direcionou as adequações necessárias e a elaboração de uma RFP para a seleção e aquisição de um ERP.

Para avançar para uma integração dos processos foram modelados e desenhados os processos de Controladoria, Finanças, Comercial, Suprimentos, Estoque, Faturamento e Distribuição. Foi elaborada então um RFP para seleção e aquisição de um ERP.

Como segunda onda partimos então para o projeto de implantação da Área Organizacional de Controladoria, que também vai ter um papel fundamental como base de sustentação para a implantação de um ERP.