Migração do SAP para Datasul das novas unidades de ferroligas em Minas Gerais
O Grupo VDL iniciou sua formação em 1973 e atualmente é composto por mais de 10 empresas de diferentes segmentos. Com aproximadamente 3.000 funcionários, o Grupo VDL vem se destacando no mercado de atuação de concessionários de veículos comerciais da Mercedes-Benz, revenda de pneus Michelin, fomento mercantil e siderurgia.
No dia 28 de setembro de 2021 a Vale firmou contrato de venda dos ativos de ferroligas de manganês nos municípios Barbacena, Ouro Preto e Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais, que ainda estava sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), para o Grupo VDL, um conglomerado empresarial que atua nos segmentos de transporte, mineração e siderurgia.
Inicialmente o prazo definido pela VDL era iniciar a operação das Unidades com sua administração em dezembro de 2021. No entanto, por questões do CAD foi prorrogada a data da operação pelo Grupo VDL para 01 de janeiro de 2022,
Quando a ConTI Consultoria foi contratada para execução do projeto, a Diretoria do Grupo VDL lançou um desafio, implantar todos os módulos necessários para operação do BackOffice da empresa (compra, venda, fiscal, contas a pagar, contas a receber, tesouraria, contabilidade, gestão de estoque) e também, garantir que as operações industriais não fossem afetadas com a implantação do novo ERP, ou seja, controle de produção e manutenção deveriam ser mantidos e geridos sistemicamente.
Portanto, no período de dois meses de projeto, sem a realização da modelagem dos processos (atividade obrigatória para sucesso de qualquer projeto de implantação do ERP Datasul), tínhamos que substituir o antigo ERP SAP pelo Datasul e torná-lo operacional.
Tínhamos ainda outro fator talvez mais desafiador, manter e transmitir confiança para os usuários que suas rotinas, apesar da falta de tempo para treiná-los, estariam sendo acompanhadas e sustentadas pela consultoria e dessa forma os impactos seriam minimizados.
Então, no tempo determinado fizemos a instalação do ERP Datasul no ambiente Cloud, realizamos as parametrizações e todos os cadastros dos módulos (a consultoria assumiu todas as parametrizações dos módulos tendo como base o modelo repassado pela Vale e também, regras de negócio da empresa do grupo a Siderúrgica Itabirito) deixando-os habilitados para operação e rollout de dados do SAP para Datasul.
Para garantir a confiança, tranquilidade dos usuários e a operação do sistema a ConTI Consultoria assumiu por 03 meses a capacitação sistêmica dos usuários (como não tínhamos realizado a modelagem em tempo de treinamento, fomos conhecendo os processos e fazendo os ajustes necessários para aderência ao ERP Datasul) e a execução de algumas rotinas (a estrutura organizacional ainda não estava completa).
No final dos 03 meses de acompanhamento e apoio da operação a ConTI foi contratada para prestação de serviço de BPO folha de pagamento e sustentação continuada para atendimento de suporte em tecnologia e consultoria geral.
Essa contratação é a demonstração cabal de uma relação firmada na confiança e resultados alcançados.
Em reunião de término de fase do projeto apresentamos para a Diretoria do Grupo VDL pontos de atenção que serão trabalhados nos próximos meses. Desse estudo será elaborado um plano de ação para atingimento de metas.