Cloud Computing: o que é, pra que serve e os benefícios em utilizá-la em sua empresa.

Cloud Computing: o que é, pra que serve e os benefícios em utilizá-la em sua empresa.

Cloud computing sem duvidas é umas das tecnologias mais inovadoras surgidas nos últimos anos, redefinindo a maneira como as empresas lidam com a gestão de dados. Implantá-la na sua empresa significa redução de investimentos em infraestrutura, aumento na segurança da informação, flexibilidade de crescimento e muito mais.

Com a computação em nuvem, o investimento inicial é bem menor e possibilita provisionar exatamente o tipo e tamanho corretos de recursos computacionais necessários para executar seus projetos ou operar o departamento de TI.

E você já está usando, temos certeza que sim. Afinal você deve ter uma conta de e-mail no gmail ou no yahoo, usar o Spotify ou Netflix, mas é na sua empresa?

Saiba mais sobre essa tecnologia e conheça as razões pelas quais sua empresa necessita investir nela hoje mesmo.

O que é computação em nuvem?

Computação em nuvem (cloud computing) é a entrega da computação como um serviço que permite o acesso remoto em qualquer lugar do mundo e a qualquer hora optando pelos serviços de armazenamento de banco de dados, aplicativos, softwares ou quaisquer outros recursos de TI.

Como a computação em nuvem funciona?

Possivelmente você está usando computação em nuvem neste exato momento sem mesmo perceber. Se você utiliza serviço de streaming de vídeo e música, redes sociais, armazenamento de arquivos, documentos e fotos, correio eletrônico para envio e recebimento de e-mails, é provável que a computação em nuvem esteja nos bastidores possibilitando tudo isso.

A computação em nuvem trouxe a democratização das informações para quem depende de recursos tecnológicos para qualquer nível sendo profissional ou pessoal.

Benefícios da computação em nuvem para seu negócio

Computação em nuvem tem diversos benefícios para as empresas desde a redução de investimentos em infraestrutura na redução da equipe de especialista de TI focando exclusivamente no seu negócio.

Custo

Elimina a necessidade de gasto de capital para a compra de softwares, hardwares, instalação e manutenção de equipamentos tecnológicos. Você vai pagar apenas pelos os serviços de computação contratado.

Segurança/Confiabilidade

Protege seus dados dentro de datacenters. Empresas provedores de serviços em nuvem oferecem uma ampla política de segurança, ajudando a proteger os seus dados, informações e infraestrutura contra possíveis ameaças.

Desempenho

Empresas de provedores de serviços em nuvem estão sempre investimentos em seus datacenters o que há de melhor e mais recentes gerações de hardware de computação possibilitando uma eficiência e agilidade para entrega do seu negócio.  

Tipos de computação em nuvem

A computação em nuvem se divide em três principais tipos. Cada tipo de nuvem oferece modelos, métodos e serviços para implantação certa para o seu negócio.

Nuvem pública

Nuvem pública é o tipo mais popular de computação em nuvem. São recursos computacionais fornecidos por um provedor de serviço em nuvem onde possibilita o cliente contratar servidores ou armazenamento de dados. Esses recursos contratados são de responsabilidade do provedor que fica responsável pelo gerenciamento da infraestrutura.

Nuvem Privada

Nuvem privada são recursos computacionais utilizados exclusivamente por uma única empresa ou organização. Neste modelo de nuvem privada a infraestrutura pode estar fisicamente no próprio datacenter da empresa ou hospedado em uma nuvem privada de terceiros. É um modelo mais seguro, pois o acesso é restrito a usuários da empresa ou organização.

Nuvem Hibrida.

Nuvem hibrida é a mesclagem da nuvem pública com a nuvem privada, ou seja, é a combinação que permite o compartilhamento de dados e aplicativos entre os dois tipos de nuvens. Uma nuvem hibrida possibilita a empresa uma flexibilidade maior, otimização da sua infraestrutura e mais opções de implantação.

Tipos de serviços de nuvem

Computação em nuvem oferece uma variedade ampla de serviços computacionais. Existem três modelos principais de serviço de computação em nuvem para atender as necessidades das empresas. Cada modelo representa um tipo diferente de computação em nuvem.

Infraestrutura como um serviço (IaaS)

Infraestrutura como serviço (IaaS) é o modelo mais básico de computação em nuvem. Você pode estar alugando infraestrutura de TI, como servidores virtuais, armazenamento de dados e máquinas virtuais de um provedor de serviço em nuvem e pagar somente o que for utilizado. A vantagem desse modelo é a possiblidade de escalonamento. Você pode solicitar recursos computacionais conforme a necessidade do seu negócio.  

Plataforma como um serviço (PaaS)

Plataforma como um serviço (PaaS) é o modelo onde os desenvolvedores não se preocupam com gerenciamento e configuração de infraestrutura tais como, servidores, armazenamento de dados, hardwares e banco de dados permitindo somente a concentração na implantação e no gerenciamento das suas aplicações

Software como um serviço (SaaS)

Software como um serviço (SaaS) é o modelo de software como serviço. Neste modelo, a empresa faz o acesso ao software pela internet sem a necessidade de preocupação como o serviço é mantido ou como a infraestrutura subjacente é gerenciada. 

Como escolher:

Recomendamos fazer um estudo minucioso do melhor modelo de computação em nuvem que vai adequar ao seu negócio, pois com base dessas informações é possível fazer um planejamento financeiro dos quais os serviços contratar.

Outro fator importante é sempre pesquisar o provedor de serviço em nuvem, verificar a confiabilidade dos serviços oferecidos tais como segurança, backup, monitoramento e suporte à administração, pois são os dados da sua organização hospedado.

Para poder te ajudar em um projeto de migração para a nuvem clique aqui.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Close Panel