Impacto do Customer Success nas empresas

Impacto do Customer Success nas empresas

Após nosso último artigo, já conseguimos entender um pouco mais sobre o CS. Certo?

Mas não custa ressaltar que CS, mais precisamente dizendo Customer Success, nada mais é que proporcionar ao cliente o melhor resultado desejado. Ou seja, “aquilo que permite ao cliente alcançar por meio das interações que ele tem com a empresa”. É proporcionar ao cliente uma experiência única, atendendo de fato, com comprometimento, o esperado por ele.

Focar na satisfação do cliente sempre foi parte das estratégias de empresas, mas o surgimento e a adoção do conceito de  Customer Success fez com que esse objetivo pudesse ser atingido, pois a valorização do cliente é uma das maiores estratégias da atualidade. O sucesso do cliente deve estar atrelado ao seu sucesso e ao sucesso da empresa.

Então, já sabemos que manter o cliente no centro de seus objetivos é a melhor prática para obter resultados positivos, mas além disso você já parou para pensar quais são os impactos que o Customer Success pode trazer?

Primeiro é necessário retirar o estigma que o Sucesso do Cliente é apenas um estilo diferenciado de atendimento ou um suporte exclusivo ao cliente. O objetivo de qualquer empresa é fazer negócios e manter os clientes ativos, através das métricas e diretrizes do Customer Success bem alinhadas é possível chegar lá. Pois o CS abre portas e convida o cliente a fazer parte ativa do seu negócio.

Para irmos além nesse debate, vamos compartilhar nesse artigo um pouco sobre os principais benefícios por trás do significado de Customer Success.

Satisfação do Cliente:

Vale ressaltar que uma boa estratégia que promova a entrega de um alto valor ao cliente, além de mantê-lo engajado e fidelizado, faz com que muitas vezes ele indique para outros clientes. Ou seja, a partir da hora que os resultados do seu cliente estiverem satisfatórios para ele, este cliente além de ser um parceiro fiel, vai indicar seus serviços para outras empresas.

Retenção de Clientes:

A retenção do cliente vem como uma consequência da satisfação e é reflexo de um relacionamento de confiança e transparência. A definição pode parecer um pouco óbvia, mas, na verdade, é bem clara: Reter clientes significa mantê-los fieis à sua marca.

Cliente defensor de sua empresa:

A melhor recomendação que a empresa pode ter, é um cliente que acredita e confia na entrega da sua empresa. Nada é mais fiel que um depoimento de um cliente satisfeito. E qual empresa não quer se tornar referência entre os clientes, não é mesmo!?

Clientes que acreditam em seus produtos e serviços propagam a empresa. Clientes retidos e satisfeitos tem maiores chances em apoiá-los, indicá-lo, aderir a outros serviços e contribuir para evolução/melhoria dos produtos e serviços. A partir da hora que seus clientes começam a perceber os benefícios e os resultados provenientes dos seus serviços, eles irão defender a sua empresa.

Melhoria do Processo Interno:

O Customer Success também contribui para uma melhoria dentro da sua empresa, que, por consequência, vai impactar o cliente. O Sucesso do Cliente não só oferece um diferencial para os seus clientes, mas também aos seus colaboradores, por entenderem que há uma transformação de dentro para fora a ser realizada. O ambiente de trabalho de uma empresa com alto índice de satisfação dos clientes é mais agradável e gera confiança para o time.

Por isso, os colaboradores da empresa sendo envolvidos diretamente com o atendimento ou não, precisam ser treinados e engajados com a filosofia de centrar na satisfação do cliente. Isso garante que a parcela da qualidade que corresponde aos esforços humanos seja consideravelmente potencializada.

Então, dentre tudo o que foi citado aqui sobre a importância e os principais benefícios que o Customer Success pode trazer, pense sempre em quais ações caminham rumo a esse objetivo e o que pode ser feito em relação à experiência de atendimento para que essa meta se concretize.

É ideal que o Sucesso do Cliente seja uma filosofia adotada por toda a empresa, ou seja, almejar o sucesso dos clientes e consequentemente alcançá-lo é necessário a interação de todos os envolvidos da empresa.

E aí, que tal, gostou? Agora você já sabe o que é o Sucesso do Cliente e os principais benefícios do Customer Success para as empresas.

Então, deixe seus comentários abaixo e continue acompanhando os próximos artigos do blog!

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