O mercado de ERP

O mercado de ERP

No artigo passado escrevi sobre a história e evolução do ERP para introduzir esse conteúdo que é bastante amplo e atual. Hoje quero trazer uma caracterização do mercado brasileiro de ERP para ampliar o horizonte de entendimento.

Segundo a última pesquisa realizada pela FGV, que possui dados apurados até maio de 2020, as empresas Totvs (empresa brasileira), SAP (empresa alemã) e Oracle (empresa americana) detêm 77% do mercado nacional de ERP, conforme figura a seguir.

A próxima figura apresenta a distribuição da utilização dos ERP no Brasil por segmento (baseado no número de teclados, ou seja, número de estações aptas a serem utilizadas por usuários do ERP). De acordo com a pesquisa, a Totvs possui hegemonia de uso em empresas até 800 teclados, que se for traçado um paralelo com critério de classificação do porte das empresas, de acordo com o SEBRAE (o critério de tamanho de empresa varia de acordo com o tipo da empresa, se indústria, comércio ou serviços), pode-se afirmar que a Totvs possui hegemonia no mercado de pequenas e médias empresas, sendo esse aspecto um elemento diferenciador do mercado brasileiro em relação aos mercados de outros países.

Já no mercado mundial, que movimentou em 2012 US$24,5 bilhões, a SAP é líder com 25% do mercado, a Oracle em 2º posição com 13% e a Totvs encontra-se na 6º posição, segundo pesquisa do Gartner, conforme ilustrado a seguir.

Com atuação em todo território nacional e atuando com prestação de serviço, somos especializados nos 3 principais ERPs da Totvs (Datasul, Protheus e RM), precisando de algo a respeito, entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Close Panel