Redes sociais: saiba a importância de dar voz ao colaborador.

Hoje é comum as empresas utilizarem as redes sociais para divulgarem seus produtos, serviços, vagas etc. Mas essas mídias também podem ser úteis para dar voz e valorizar seus profissionais. E, com essa simples ação o ambiente organizacional só tem a ganhar.  Quer saber como? Então, continue lendo esse post.

Geralmente, o colaborador é o cartão de visita da empresa, que repassa os valores e visões da companhia para o cliente. Então, nada mais assertivo que deixar a “cara” das redes sociais também com as marcas e reflexos de suas percepções. As redes sociais voltadas para o público interno podem ter várias finalidades:

– Conectar profissionais que estão em diferentes localidades;

– Divulgar eventos internos;

– Mostrar os bastidores da empresa com situações do dia a dia;

– Apresentar os colaboradores e seu trabalho;

– Divulgar novos integrantes da equipe;

– Divulgar novos projetos e parcerias.

E os benefícios são muitos…

Focar na voz dos colaboradores pode melhorar os resultados no dia a dia da empresa, e para o público externo, a organização passa a ser percebida como uma unidade que compartilha dos mesmos valores, e que, sobretudo, respeita as particularidades de cada indivíduo que ali trabalha.

E os benefícios ao adotar essas práticas vão além:

– Engajamento e motivação dos colaboradores;

– Valorização dos profissionais;

– Aumento da conexão entre colaboradores e empresa;

– Disseminação da cultura da organização

Torne essa ação assertiva

Mas para que essas ações sejam efetivas, a empresa tem que ter a transparência, como um dos valores, e, trabalhar diariamente o engajamento e valorização dos seus colaboradores.

Para isso, listamos algumas medidas que podem ser tomadas para fortalecer a conexão entre a organização e o público interno:

Escute o que o colaborador tenha pra falar

Faça pesquisa de satisfação e qualidade de trabalho para saber os questionamentos e os desejos reais dos colaboradores

 Melhore a comunicação e dê feedbacks

Vá além das críticas. Palavras de apoio e dicas de como melhorar no dia a dia ajuda a manter o engajamento da equipe.

Reconheça os valores dos colaboradores

Nas reuniões ou mesmo em comunicados internos, procure agradecer e reconhecer os esforços da equipe ou de cada pessoa. 

Dê autonomia e peça sua opinião

Dê liberdade para o colaborador realizar o trabalho do seu jeito e estimule novas opiniões e ponto de vistas.

Incentive a criação de conteúdo

Se a empresa tiver blog, incentive a participação de todos na criação de conteúdo e publique em suas redes sociais. Dessa maneira, o colaborador poderá dar seu ponto de vista e fazer parte do crescimento da marca da empresa.  

Agora é a hora do colaborador. Cada um tem que fazer sua parte

Para o clima da empresa ser bom pra todos, cada colaborador também tem que fazer sua parte. Listamos algumas medidas simples de executar no dia a dia. Vejam: 

– Replicar os conteúdos da empresa em suas redes;

– Sugerir assuntos e postagens;

– Fazer vídeos e stories do seu dia a dia na empresa;

– Contribuir com conteúdos no blog da organização, caso tenha.

– Sugerir melhorias e mudanças nos processos da organização;

– Dar feedbacks para líderes, colegas e parceiros de equipe;

– Participar das pesquisas e eventos da empresa.

Independente do tamanho da empresa ou do setor de atuação, se cada um fizer sua parte, o resultado será: um ambiente de trabalho descontraído colaboradores engajados, clientes satisfeitos e uma percepção de valor da empresa mais valorizada. Então, siga essas dicas e sucesso!

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