Hoje é comum as empresas utilizarem as redes sociais para divulgarem seus produtos, serviços, vagas etc. Mas essas mídias também podem ser úteis para dar voz e valorizar seus profissionais. E, com essa simples ação o ambiente organizacional só tem a ganhar. Quer saber como? Então, continue lendo esse post.
Geralmente, o colaborador é o cartão de visita da empresa, que repassa os valores e visões da companhia para o cliente. Então, nada mais assertivo que deixar a “cara” das redes sociais também com as marcas e reflexos de suas percepções. As redes sociais voltadas para o público interno podem ter várias finalidades:
– Conectar profissionais que estão em diferentes localidades;
– Divulgar eventos internos;
– Mostrar os bastidores da empresa com situações do dia a dia;
– Apresentar os colaboradores e seu trabalho;
– Divulgar novos integrantes da equipe;
– Divulgar novos projetos e parcerias.
E os benefícios são muitos…
Focar na voz dos colaboradores pode melhorar os resultados no dia a dia da empresa, e para o público externo, a organização passa a ser percebida como uma unidade que compartilha dos mesmos valores, e que, sobretudo, respeita as particularidades de cada indivíduo que ali trabalha.
E os benefícios ao adotar essas práticas vão além:
– Engajamento e motivação dos colaboradores;
– Valorização dos profissionais;
– Aumento da conexão entre colaboradores e empresa;
– Disseminação da cultura da organização
Torne essa ação assertiva
Mas para que essas ações sejam efetivas, a empresa tem que ter a transparência, como um dos valores, e, trabalhar diariamente o engajamento e valorização dos seus colaboradores.
Para isso, listamos algumas medidas que podem ser tomadas para fortalecer a conexão entre a organização e o público interno:
Escute o que o colaborador tenha pra falar
Faça pesquisa de satisfação e qualidade de trabalho para saber os questionamentos e os desejos reais dos colaboradores
Melhore a comunicação e dê feedbacks
Vá além das críticas. Palavras de apoio e dicas de como melhorar no dia a dia ajuda a manter o engajamento da equipe.
Reconheça os valores dos colaboradores
Nas reuniões ou mesmo em comunicados internos, procure agradecer e reconhecer os esforços da equipe ou de cada pessoa.
Dê autonomia e peça sua opinião
Dê liberdade para o colaborador realizar o trabalho do seu jeito e estimule novas opiniões e ponto de vistas.
Incentive a criação de conteúdo
Se a empresa tiver blog, incentive a participação de todos na criação de conteúdo e publique em suas redes sociais. Dessa maneira, o colaborador poderá dar seu ponto de vista e fazer parte do crescimento da marca da empresa.
Agora é a hora do colaborador. Cada um tem que fazer sua parte
Para o clima da empresa ser bom pra todos, cada colaborador também tem que fazer sua parte. Listamos algumas medidas simples de executar no dia a dia. Vejam:
– Replicar os conteúdos da empresa em suas redes;
– Sugerir assuntos e postagens;
– Fazer vídeos e stories do seu dia a dia na empresa;
– Contribuir com conteúdos no blog da organização, caso tenha.
– Sugerir melhorias e mudanças nos processos da organização;
– Dar feedbacks para líderes, colegas e parceiros de equipe;
– Participar das pesquisas e eventos da empresa.
Independente do tamanho da empresa ou do setor de atuação, se cada um fizer sua
parte, o resultado será: um ambiente de trabalho descontraído colaboradores
engajados, clientes satisfeitos e uma percepção de valor da empresa mais valorizada.
Então, siga essas dicas e sucesso!
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