Afinal, vale a pena minha empresa investir em CRM?

Você já deve ter se perguntado se compensa implantar um sistema de CRM em sua empresa. Quais suas reais vantagens?  Mas para entender a importância dessa ferramenta você precisa, primeiro, saber exatamente o que é CRM e para que serve.

O que é e sua aplicação:

CRM “Customer Relationship Management” (Gestão de Relacionamento com o Cliente) é uma ferramenta de estratégias de negócios focadas no cliente, podendo ser implementada em qualquer tipo de organização, sejam elas pequenas, médias e grandes.

Essa gestão permite administrar todo o relacionamento com clientes base e prospects, desde o armazenamento de informações (como nome, endereço, telefone), até a análise da rentabilidade e campanhas de captação de novos clientes. Essa ferramenta admite também a integração de todas as áreas de uma empresa, mas sempre com foco no cliente.

Quais são os benefícios de um CRM?

  • Melhora o relacionamento com os clientes ativos
  • Melhora a comunicação da equipe comercial
  • Integra a comunicação entre marketing e vendas
  • Facilita a tomada de decisões
  • Antecipa tendências
  • Reduz custos
  • Personaliza o atendimento

Como escolher um CRM?

Para que a ferramenta dê resultado, ela precisa estar de acordo com o segmento de negócio. Por isso analisar e escolher um CRM para sua empresa é dos passos mais importantes no processo. Para isso, você precisa considerar alguns quesitos:

  • O tamanho da empresa: verifique o volume de vendas, a base de clientes e a quantidade de dados, já que a ferramenta deve atender sua demanda;
  • O valor: pesquise e avalie os orçamentos, considerando o que é oferecido;
  • Os processos de vendas: estude também a complexidade dos processos de vendas.

Então, vale a pena o investimento?

O CRM na prática em nossa empresa:

O CRM foi implementado na ConTI Consultoria e vem alcançando bons resultados. A implementação do Pipefy CRM na ConTI foi muito favorável e rápida a sua implantação. Após a definição pelo Pipefy, foi feito um projeto piloto e depois da validação da área comercial e da diretoria foi implementado a solução e iniciou-se o uso efetivo da ferramenta.

As atividades podem ter início em 2 processos distintos: quando é um novo cliente através do Cadastro de Lead e quando já é um cliente atual diretamente através do Funil de Vendas. O Lead quando é aprovado automaticamente já é iniciado o processo do Funil de Vendas. Depois de todo o acompanhamento do Funil de Vendas, quando o o contrato é fechado, automaticamente já é iniciado um outro processo da área de serviços, mas aí já estamos saindo do conceito do CRM e entrando no conceito de BPM (gestão de processos de negócio). Aqui vou abrir um breve parênteses:  o Pipefy é uma ferramenta de gestão baseado nos princípios do Lean Manufacturing, mas vamos tratar disso em outro post.

Os resultados alcançados pela ConTI em 3 meses de uso do CRM são bem atraentes. Com a automatização de processos do Pipefy, a empresa obteve redução de tempo das atividades, melhor organização das propostas comerciais, além de facilitar o processo de captação de novos clientes.  

Para finalizar, gostamos tanto do Pipefy que viramos parceiros comerciais e hoje já estamos comercializando e implementando a ferramenta. Se quiser saber mais, clique aqui.

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