BPO (Outsourcing) ou Terceirização: qual a melhor prática para sua empresa?

No meio corporativo os termos BPO (Business Process Outsourcing ou no português: Terceirização do Processo de Negócios) e terceirização são bem comuns, e ganharam a mesma conotação, sendo tratados como se fossem a mesma atividade, mas isso é um erro.  

Isso porque cada um deles possui sua definição, vantagens e características que se adequam melhor a realidade de cada empresa. E é exatamente sobre isso que iremos tratar nesse texto. Então, continue conosco e confira.

O outsourcing é aplicado quando uma empresa externa assume um setor de sua organização, por exemplo, e passa atuar internamente de maneira estratégica. Ele tem como principal objetivo levar benefícios estruturais à corporação, como o contato com profissionais altamente qualificados e um suporte para decisões estratégicas, além da aplicação de um conhecimento mais aprofundado a respeito da área de atuação.

Exemplo: Equipes de RH, TI e Fiscal

Por outro lado, a terceirização é mais facilmente identificada nas empresas. Ela se refere a atividades mais simples e é contratada para executar tarefas auxiliares para o bom andamento da empresa. Sua principal finalidade é a redução de custos.

Exemplo: Colaboradores da Produção, serviços gerais e segurança patrimonial.

Vale a pena investir nessas soluções?

Para saber se vale a pena investir em outsourcing ou terceirização, alguns pontos devem ser avaliados para que a decisão seja assertiva e otimize seu negócio. Para isso, separamos alguns critérios importantes que devem ser levados em consideração antes da contratação.

– Identifique o objetivo

Mapeie suas necessidades e identifique a meta da contratação. Você deseja reduzir custos? Melhorar a estratégia de seus setores? Aumentar a produtividade?

– Saiba exatamente o que está procurando

Faça um planejamento para conseguir identificar qual o perfil da empresa/ profissional que será contratado. Algumas perguntas podem te auxiliar: Qual função da empresa/colaborador vai desempenhar?  Qual seu perfil? Quantas horas são trabalhadas serão utilizadas? 

– Avalie os gastos

Compensa mais contratar ou terceirizar? Para saber isso, faça um orçamento para a formação do departamento, levando em consideração salário dos profissionais, qualificações técnicas, gastos com equipamentos, treinamentos, infraestrutura.

– Pesquise

Ao procurar fornecedores fique atento se ele está alinhado com objetivos e metas da sua empresa. É importante também verificar as suas expertises e know-how. Busque referências e indicações no mercado.

Pela nossa experiência podemos afirmar que vale a pena e os benefícios ao contratar essas soluções são inúmeros:

  • Redução de custos.
  • Assistência especializada.
  • Acesso à tecnologia de ponta.
  • Segurança das informações.
  • Ganho em produtividade.
  • Foco no core business.
  • Agilidade nos processos.
  • Flexibilidade.

Como a ConTI Consultoria pode ajudar sua empresa? 

A ConTI, através de nossos consultores, passa por constantes atualizações sistêmicas e aplicações no dia a dia das áreas para gestão de projetos e organização e métodos, trazendo para a sua organização melhor qualidade, maior ritmo e menor custo. Atuamos com terceirização (plenas ou parciais) das áreas de negócio relacionadas aos ERP´s da Totvs: Datasul, Protheus e RM.

O BPO trata-se da contratação de atividades e funções de negócios que não fazem parte do core business de sua empresa normalmente aquelas associadas aos setores Financeiro, Contábil, Jurídico, Recursos Humanos e TI, que exigem conhecimento especializado, mas não se configuram como atividades “core”.

Quer saber mais? Entre em contato com nossos especialistas.

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