Gestão de Riscos Ocupacionais – Gestão de SESMT Gestão Estratégica e Integrada de SST

As Organizações (Empresas) quando registradas no cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ / MF) recebem um CNAE – Classificação Nacional conforme sua atividade econômica. Os níveis do risco das suas atividades são relacionados às suas características de produção de bens e serviços vinculado a atividade desenvolvida.

Reconhecer e Identificar quais os fatores de riscos (perigos) no trabalho é o primeiro passo para garantir ambientes mais salubres, seguros, prósperos e sustentáveis.

O perigo está presente em toda e qualquer atividade produtiva. É preciso reconhecer, identificar, analisar, categorizar, avaliar e controlar eventual exposição dos empregados e trabalhadores aos fatores de riscos em cada atividade econômica que podem ser de caráter físico, químico, biológico, ergonômico e de acidente.

Os riscos ocupacionais caracterizam-se pela exigência da atividade, exposição ou proximidade ao perigo e, devem ser devidamente gerenciados por meio do reconhecimento, identificação, avaliação, classificação, priorização, monitoramento, prevenção e o controle.

Esses perigos (Fonte com o potencial de causar lesões ou agravos à saúde. Elemento que isoladamente ou em combinação com outros tem o potencial intrínseco de dar origem a lesões ou agravos à saúde) reconhecidos e, no qual a exigência da atividade e/ou proximidade com exposição de pessoas, denomina-se “risco ocupacional”. Logo, o perigo é presença constante e o risco, somente se houver pessoas envolvidas sujeitas ao seu alcance. O Risco Ocupacional pode estar associado à várias origens cujas fontes geradoras de ruídos, vibrações, aerodispersóides, calor, movimentação manual ou mecânica de cargas, trabalho em altura, piso irregular com saliências/depressões, aclive ou declive acentuado, acessos, queimaduras, dentre várias outras possibilidades.

Em 2021, entrou em vigor a revisão das Normas Regulamentadoras, em especial, a nova NR01 que incorporou a Gestão de Riscos Ocupacionais – GRO e o Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – PGR. O PGR é parte integrante da GRO (Gestão). Portanto, junto com outros Programas de NRs específicas constitui o escopo da Gestão macro Corporativa, uma Diretriz com linhas ou guias a que todos os processos gerenciais estarão vinculados. A GRO é uma prática reconhecida internacionalmente e está alinhada com a ABNT NBR ISO 31000:2018 (Gestão de Riscos — Princípios e Diretrizes), bem como a ABNT ISO 45001:2018 – (Sistemas de Gestão para Segurança e Saúde Ocupacional).

Com o advento da indústria 4.0, a tecnologia vem sendo propulsora de inúmeras transformações digitais, desde o modo como nos relacionamos, compramos, aprendemos, e trabalhamos e vivemos.

A tecnologia permite cada vez mais realizarmos transações financeiras, criarmos novos hábitos, termos informações e notícias do mundo em tempo real e tantos outros benefícios.

Nesta mesma vertente, a segurança e saúde do trabalhador também embarca na era digital.

Percebemos que o futuro da segurança e saúde do trabalhador está em plena transformação digital, possibilitada pela geração de dados cada vez mais integrados pela criação de plataformas abertas e seguras.

A integração dos processos de SST irá empoderar os empresários mais engajados, pois contribui diretamente na sustentabilidade do negócio.

Com o início automatização e a integração das informações das Organizações (empresas) com o envio mensalmente dos processos de RH e SST para a Receita Federal em atendimento ao eSocial, e ainda mais recentemente com a automatização também dos processos e comunicações trabalhistas através do DET – Domicílio Eletrônico Trabalhista, gerido pela Secretaria de Inspeção do Trabalho, exigindo a adesão obrigatória das empresas, proporcionará a troca de informações e o envio das notificações dos órgãos fiscalizatórios com as empresas em tempo real.

É salutar que as Organizações (Empresas) busquem cada vez mais a eficiência da Gestão de Riscos dos seus processos tendo em vista o dinamismo que a Inteligência Artificial irá analisar, fiscalizar e notificar as inconformidades encontradas, multando as empresas através de ações regressivas que poderão considerar até os últimos 05 anos de inconsistências encontradas.

Na transformação digital da segurança e saúde, a CONTI CONSULTORIA, por meio dos seus Parceiros, vem desenvolvendo soluções e disponibiliza aos seus Clientes a Gestão Estratégica de SST.

A CONTI CONSULTORIA dispõe de plataforma digital que conecta com os softwares de Contabilidade, Folha de Pagamento, RH, Almoxarifado e com o ambiente nacional do eSocial Governo Federal, compartilhando informações em tempo real, integrando a gestão dos processos e dos custos com a segurança e saúde ocupacional.

Na mesma direção, o software de gestão cria os indicadores através do cruzamento dos dados e estes são transformados em dashboards, propiciando a tomada de decisão ágil e assertiva, gerando impacto na redução de custos e dos riscos operacionais.

Neste contexto, surgem novas soluções de segurança e saúde para os trabalhadores das organizações.

Dados de saúde, afastamentos, incidentes, inspeções, CIPA, EPIs, Laudos Técnicos de Insalubridade/Periculosidade/LTCAT INSS para aposentadoria Especial, GFIP e dos programas legais, dentre outros, são utilizados em tempo real para monitorar a gestão de segurança e saúde do trabalho, proporcionando a implementação das ações preventivas e mitigando os riscos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

A gestão integrada e automatizada dos processos de segurança e saúde do trabalho permite ainda a padronização dos registros, o monitoramento das ações previstas nos programas legais e dos demais processos da área, dispondo de painéis de indicadores que favorece análises ágeis e dinâmicas, otimizando o tempo, aumentando a produtividade e permitindo a eficiência na gestão do negócio.

A automatização garante a confiabilidade dos dados que estão sendo enviados e auditados mensalmente pelo Governo Federal, reduzindo probabilidade de notificações, passivos, multas e ações trabalhistas.

O acesso a informações seguras, estruturadas e integradas é um diferencial para as Organizações (empresas) na tomada de decisão e na implementação das ações para diminuir os riscos e os custos operacionais e aumentar a qualidade de vida do trabalhador e a produtividade da Organização (empresa), mantendo a sustentabilidade do negócio e modernizando as relações de trabalho.

As Organizações que contratam a CONTI CONSULTORIA para gestão estratégica de SST têm acesso a uma ferramenta de inteligência de dados, através do sistema RSDATA e ainda conta com uma Consultoria especializada.

Na tela do seu computador ou nos pontos de interação nos setores da Organização um painel intuitivo com os indicadores de SST apresentam em tempo real a performance das áreas de segurança e saúde no trabalho da sua Organização.

A CONTI CONSULTORIA tem planos customizados para a gestão integrada
e inteligente dos processos e segurança e saúde ocupacional da sua Organização. Entre em nosso site e juntos vamos construir soluções diferenciadas e sustentáveis para o seu negócio! veja as soluções para a sua empresa!