Datasul:  Conheça a história desse sistema!

Datasul: Conheça a história desse sistema!

Hoje gostaríamos de compartilhar um pouco da história do ERP Datasul, da Totvs. Já publicamos em nosso blog vários artigos a respeito e inclusive disponibilizamos um e-book com uma compilação do tema , mas hoje o foco é falar um pouco da trajetória do Datasul.

A empresa Datasul foi criada em 1978, em Joinville, Santa Catarina, sendo uma das pioneiras no desenvolvimento de sistemas de gestão empresarial no país, estando sua história muito conectada ao início e a evolução da indústria de software no país.

Inicialmente, a Datasul operava como uma consultoria para implementação de sistemas de processamento de dados. Sua aceleração se deu em virtude da consolidação dos PCs como ferramenta de trabalho nas empresas ao longo dos anos 80, e assim enxergou essa oportunidade na voltada para a gestão empresarial.

O primeiro software de gestão administrativa e de controle de produção da Linha Datasul foi lançado em 1986. A evolução foi rápida, com o lançamento do sistema Datasul Magnus, três anos depois. Escrito em linguagem de 4ª geração, e com banco de dados relacional, o sistema foi um marco na indústria brasileira de software, estimulando ganhos de eficiência e aumentando a competitividade de centenas de empresas. Era o início de uma longa história.

A partir disso, a Datasul consolidou seu sistema, sua metodologia de implantação e os negócios foram expandindo com a disputava no mercado de grandes e médias empresas brasileiras, principalmente no segmento de gestão para indústrias.

O mercado brasileiro foi evoluindo juntamente com a evolução dos sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning) e a Datasul não ficou para trás, fazendo em 1998, o lançamento de um novo sistema, o Datasul EMS (Enterprise Management System), um ERP desenvolvido para uso em ambientes gráficos, saindo daquela carinha de fundo preto com caracteres brancos e verdes. Assim, o grande diferencial do EMS em relação ao Magnus foi sua utilização em ambiente gráfico, onde o sistema teve sua interface remodelada seguindo o padrão Microsoft Windows da época e oferecendo uma melhor experiência de usabilidade para os usuários.

Em 2006, o sistema muda de nome novamente e passa a ser chamado de Datasul ByYou. Nesta versão, o sistema permite a execução através de um navegador web. A grande diferença da versão anterior para esta, além da mudança da tecnologia da interface, foi a unificação dos bancos de dados de todos os módulos dos produtos legados EMS2, EMS5 e HCM.

Na época a Datasul era considera um player global no segmento de softwares de gestão empresarial. O sucesso levou a empresa a abrir capital na Bovespa em 2006. A empresa contava com cerca de três mil colaboradores e chegava a ter uma participação de 16% no mercado brasileiro de sistemas de ERP. Para sustentar a expansão, a companhia deu início a uma estratégia de aquisições, absorvendo vários concorrentes para expandir sua base de clientes. Entre dezembro de 2006 e março de 2008, a Datasul comprou 10 outras desenvolvedoras de sistemas, no Brasil e no exterior, nos mais diferentes segmentos de mercado.

A partir do ano de 2008 o sistema passou a se chamar de Datasul 10. Nessa versão, o sistema teve sua usabilidade mais uma vez evoluída, porém, sem alterar a tecnologia utilizada na camada de apresentação. E também recebeu novas aplicações desenvolvidas na tecnologia Adobe Flex.

Após completar 30 anos, a empresa disputava o mercado nacional de soluções digitais de gestão de negócios com outra pioneira da indústria brasileira de software, a TOTVS. A corrida se encerraria com uma das maiores fusões do mercado de tecnologia na América Latina, quando a TOTVS comprou a concorrente Datasul em um negócio avaliado em cerca de R$ 700 milhões.

Com isso, a TOTVS incorporou os sistemas Datasul a seu portfólio de soluções. O resultado foi uma oferta de produtos e serviços de gestão empresarial e automação de processos digitais ainda mais poderosa, e uma forte ampliação na base de clientes da companhia.

Nessa ocasião, os sistemas ganhavam melhor usabilidade, e na versão Datasul 10, o ERP ganhava novas aplicações desenvolvidas com tecnologia Adobe Flex. Pouco a pouco as soluções dessa linha passaram a se alinhar com as interfaces e ciclos de vida dos demais sistemas de gestão da TOTVS.

A partir de então várias mudanças tecnológicas e de nomenclatura, passando pelo Totvs 11 e atualmente o Totvs 12. Aí já não é mais história e sim atualidades, que serão apresentadas em um outo artigo, em breve.

E você, gostou de relembrar ou saber dessa história? Entre em contato conosco, temos especialistas que fizeram parte de tudo isso e podemos te ajudar, não só com o ERP Totvs 12 – Linha Datasul, mas com o Protheus e RM também.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Close Panel