No meio corporativo os termos BPO (Business Process Outsourcing ou no português: Terceirização do Processo de Negócios) e terceirização são bem comuns, e ganharam a mesma conotação, sendo tratados como se fossem a mesma atividade, mas isso é um erro.
Isso porque cada um deles possui sua definição, vantagens e características que se adequam melhor a realidade de cada empresa. E é exatamente sobre isso que iremos tratar nesse texto. Então, continue conosco e confira.
O outsourcing é aplicado quando uma empresa externa assume um setor de sua organização, por exemplo, e passa atuar internamente de maneira estratégica. Ele tem como principal objetivo levar benefícios estruturais à corporação, como o contato com profissionais altamente qualificados e um suporte para decisões estratégicas, além da aplicação de um conhecimento mais aprofundado a respeito da área de atuação.
Exemplo: Equipes de RH, TI e Fiscal
Por outro lado, a terceirização é mais facilmente identificada nas empresas. Ela se refere a atividades mais simples e é contratada para executar tarefas auxiliares para o bom andamento da empresa. Sua principal finalidade é a redução de custos.
Exemplo: Colaboradores da Produção, serviços gerais e segurança patrimonial.
Vale a pena investir nessas soluções?
Para saber se vale a pena investir em outsourcing ou terceirização, alguns pontos devem ser avaliados para que a decisão seja assertiva e otimize seu negócio. Para isso, separamos alguns critérios importantes que devem ser levados em consideração antes da contratação.
– Identifique o objetivo
Mapeie suas necessidades e identifique a meta da contratação. Você deseja reduzir custos? Melhorar a estratégia de seus setores? Aumentar a produtividade?
– Saiba exatamente o que está procurando
Faça um planejamento para conseguir identificar qual o perfil da empresa/ profissional que será contratado. Algumas perguntas podem te auxiliar: Qual função da empresa/colaborador vai desempenhar? Qual seu perfil? Quantas horas são trabalhadas serão utilizadas?
– Avalie os gastos
Compensa mais contratar ou terceirizar? Para saber isso, faça um orçamento para a formação do departamento, levando em consideração salário dos profissionais, qualificações técnicas, gastos com equipamentos, treinamentos, infraestrutura.
– Pesquise
Ao procurar fornecedores fique atento se ele está alinhado com objetivos e metas da sua empresa. É importante também verificar as suas expertises e know-how. Busque referências e indicações no mercado.
Pela nossa experiência podemos afirmar que vale a pena e os benefícios ao contratar essas soluções são inúmeros:
- Redução de custos.
- Assistência especializada.
- Acesso à tecnologia de ponta.
- Segurança das informações.
- Ganho em produtividade.
- Foco no core business.
- Agilidade nos processos.
- Flexibilidade.
Como a ConTI Consultoria pode ajudar sua empresa?
A ConTI, através de nossos consultores, passa por constantes atualizações sistêmicas e aplicações no dia a dia das áreas para gestão de projetos e organização e métodos, trazendo para a sua organização melhor qualidade, maior ritmo e menor custo. Atuamos com terceirização (plenas ou parciais) das áreas de negócio relacionadas aos ERP´s da Totvs: Datasul, Protheus e RM.
O BPO trata-se da contratação de atividades e funções de negócios que não fazem parte do core business de sua empresa normalmente aquelas associadas aos setores Financeiro, Contábil, Jurídico, Recursos Humanos e TI, que exigem conhecimento especializado, mas não se configuram como atividades “core”.