Ferramentas de BI e a Gestão da Informação Empresarial

Ferramentas de BI e a Gestão da Informação Empresarial

Atualmente lidar com a quantidade de informações geradas e disponíveis no dia a dia é um fator cada vez mais complexo. A diversidade e a quantidade de dados gerados crescem exponencialmente, a competitividade no mercado faz com que as organizações busquem a evolução e o crescimento aumentando a sua eficiência operacional.

A quantidade de dados e informações geradas na maioria das vezes é maior do que o poder de processamento que as empresas possuem, e por esse motivo a absorção desses conhecimentos se torna complexa. É necessário para as organizações filtrar o que será útil para extrair o somente o conhecimento que agregue valor aos negócios.

Os sistemas gerenciais de uma empresa devem levar em consideração a quantidade e qualidade de informações geradas, e para tal análise é necessário levar em conta os seguintes fatores:

  • as informações ficam dispersas dentro da empresa, o que exige grande esforço para localizá-las;
  • as informações importantes são retidas com exclusividade;
  • as informações importantes geralmente chegam tarde;
  • as informações muitas vezes não são confiáveis.

Para solucionar as questões citadas vieram os ERP’s (Enterprise Resource Planning) para centralizar as informações em um sistema único e as ferramentas de análise de dados ou softwares de BI (business intelligence) para auxiliar as organizações com decisões baseadas nos dados do seu negócio, ou seja, sistemas que permitam a empresa ter ao alcance de suas mãos a inteligência do mercado ao qual estão inseridas.

Questões como desempenho das vendas, variação de preço de mercadorias, vendas por região são alguns questionamentos que podem ser respondidos através da análise dos dados existentes nos sistemas das organizações e podem reduzir custos e aumentar os lucros das organizações se forem bem explorados.

As previsões de tendências também podem ser obtidas através de softwares dessa natureza permitindo que as empresas se preparem para cenários fora da rotina e tome as decisões de forma planejadas e proativas.

Existem vários softwares no mercado que oferecem soluções para a análise de dados em grande escala, como IBM Watson Analytics, Microsoft Power BI, Google Data Studio, Good Data, Qlik View, Tableau, dentre outras ferramentas de mercado que possibilitam a visualização de dados que permitem criar uma gama de visualizações interativas flexíveis que impulsionam a exploração e descoberta de dados através do cruzamento de informações.

Essas ferramentas são capazes de consolidar informações de diferentes fontes como Bancos de Dados, Arquivos Excel, ERPs, CRMs e até mesmo Redes Sociais e apresentá-las em uma única interface gráfica de forma intuitiva. 

Os softwares permitem explorar os dados profundamente para revelar as conexões entre as informações e verificar as possibilidades de cruzamento de informações, possibilitando a extração de informações importantes para a tomada de decisão e sucesso do negócio.

Dentre as análises possíveis a seguir alguns exemplos para utilização no negócio:

  • Acompanhamento de Venda e Produção;
  • Análise de vendas por representante;
  • Acompanhamento de preço de insumos;
  • Acompanhamento de Custos com Horas Extras;
  • Análise de vendas por região;

A informação que cada organização detém necessita ser explorada ao máximo, pois possui um valor inestimável para o sucesso dos negócios, e com o auxílio de ferramentas a análise dos dados se torna um pouco mais facilitada para os gestores e administradores. A informação visual facilita o entendimento.

O que deve ser monitorado é uma particularidade de cada empresa. É necessário definir primeiramente qual o objetivo da análise e quais os resultados esperados.

A administração e a T.I. devem caminhar no mesmo sentido, pois as organizações dependem das pessoas e dos processos.

O acompanhamento mais próximo por parte dos gestores quanto aos resultados obtidos em cada setor torna o negócio mais competitivo, pois qualquer variação é percebida a tempo de tomar as devidas providencias.

E para essas análises a ConTI Consultoria possui profissionais para auxiliar a sua empresa a melhorar a competitividade no mercado através das ferramentas de BI. Entre em contato e bate um papo com um de nossos especialistas.

Este post tem 2 comentários

  1. Avatar

    Artigo bastante claro, de fácil compreensão e acima de tudo conseguiu saber minhas dúvidas com relação ao BI.

    1. Avatar

      Obrigado Regina. Qualquer dúvida, estamos a disposição.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Close Panel