Isolamento social: Como ser produtivo  em home office? Quais ferramentas utilizar?

Isolamento social: Como ser produtivo em home office? Quais ferramentas utilizar?

Em tempos de Corona Vírus o melhor é ficar em casa para se precaver. Mas pra quem sempre trabalhou em escritório, fora de casa, fica a pergunta: tem como ser produtivo trabalhando remotamente?

Para ajudá-lo nesse novo cenário, separamos algumas dicas e ferramentas para que seus dias rendam tanto quanto na sua empresa. Vamos lá!

Fica a dica!

Como ser produtivo em casa:

1- Crie uma rotina

Assim como você tinha uma para ir até a empresa ou cliente, agora crie uma para trabalhar em casa. Estabeleça horários para levantar, arrumar, tomar café e iniciar sua rotina de trabalho.

2- Escolha um ambiente adequado

Escolha um lugar mais reservado. Evite barulho excessivo e muitas distrações. Optar por um ambiente que não seja seu próprio quarto, é a melhor opção.

3- Use roupas condizentes

Vista roupas formais, como um dia normal no escritório — isso ajuda o cérebro a “entender” que é hora de trabalho e não de lazer.

4- Cumpra com o horário de trabalho

É importante delimitar um horário de trabalho e segui-lo corretamente para evitar acúmulo de tarefas. Determine as pausas para o café, o almoço e o final do expediente. Uma das maneiras de como ser produtivo em casa é realizando as pausas necessárias ao longo dia, assim há picos de foco e outros de relaxamento.

5- Organize suas demandas

Faça uma lista com as demandas de trabalho e o prazo para elas. Tudo precisa ser cumprido com a mesma responsabilidade e pontualidade habitual.

6- Crie uma agenda e compartilhe com a equipe

Criar uma agenda lhe ajudará a controlar suas atividades. Compartilhá-la com a equipe, irá orientar os demais sobre seus afazeres e pode ser útil para evitar interrupções durante o expediente. Basta adicionar um status de disponibilidade.

7- Trabalho em equipe

Combine e realize reuniões virtuais periódicas entre os integrantes da equipe. A prática permite que todos estejam alinhados e saibam o que cada um está desenvolvendo.

8- Reuniões remotas

As reuniões remotas estão cada vez mais em alta, mas lembre-se de alguns cuidados, como: usar um fone de ouvido e deixar o microfone no mudo quando não estiver falando (ajuda a diminuir/evitar o ruído); sempre que possível habilite sua câmera (isso ajuda a criar uma empatia e a perceber a reação das pessoas); converse um pouco sobre assuntos do dia a dia logo no início que ajuda a “quebrar o gelo”.

Algumas ferramentas podem ajudá-lo (a) a se organizar melhor e deixar seu trabalho em dia.

  • Ferramenta de gestão de equipe e processos

Pipefy

Plataforma de gerenciamento de processos e pessoas de forma simples e intuitiva. (Saiba mais sobre essa plataforma acessando nosso artigo: Aumente a eficiência e desenvolva uma operação à prova de erros.)

  • Ferramenta de comunicação com a equipe

Slack É um software que aumenta a produtividade das conversas de trabalho, excluindo a necessidade de e-mails ou mensagens via whatsapp.

  • Ferramenta para organizar tarefas

Evernote
Organiza tarefas, gerencia informações, faz anotações, armazena e sincroniza fotos, vídeos e mensagens de voz. Permite acessar documentos remotamente e compartilhar informações em diferentes níveis de privacidade.

Trello
Ferramenta colaborativa que ordena as tarefas e especifica prazos de entrega.

  • Ferramentas para videoconferências

Skype
O Skype é um dos serviços de chamada de voz e vídeo mais populares na Internet, e está disponível para celulares, tablets, TVs e consoles de jogos.

Hangouts Meet
Simples e funcional para equipes que precisam conversar por vídeo, o Hangouts Meet é um programa do Google que está com recursos premium liberados para todos neste período.

Zoom Meetings Com foco corporativo, é uma ferramenta de videoconferência que possibilita fazer reuniões por vídeo entre duas pessoas ou com 500 participantes, além de webinars com até 10 mil pessoas.

  • Ferramentas de compartilhamento de arquivos na nuvem

Google Drive É um serviço de armazenamento na nuvem de arquivos como textos, fotos, vídeos e músicas.

Dropbox Também armazena dados na nuvem e permite o compartilhamento de arquivos.

Para funcionar o home office exige disciplina e organização, caso contrário, é fácil perder prazos e se distrair. Mas não se esqueça de cuidar de sua saúde mental. Aproveite o tempo livre para ver filmes e documentários, fazer cursos online, passar um tempo de qualidade com sua família.

Se todos ajudarem, logo voltaremos a nossa rotina.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Close Panel