POR QUE INVESTIR EM SOFTWARES DE AUTOMAÇÃO?

POR QUE INVESTIR EM SOFTWARES DE AUTOMAÇÃO?

Automatização e aumento de produtividade no processo fiscal

A Tecnologia de Informação (TI) veio ao mercado para somar e hoje é um dos componentes mais importantes no ambiente empresarial, sendo essencial para os três níveis da empresa (estratégico, tático e operacional). (ALBERTIN. 2009) afirma que o uso da TI deve estar relacionado com as reais necessidades da organização, afim de contribuir para seu desempenho e lucratividade.

De fato, a competitividade do atual mercado exige das organizações um sistema de informação ágil que acompanhe o ritmo das transformações. Dessa maneira, a inserção dessa solução nas empresas permite um trabalho mais eficaz, além de aumentar a produtividade dos colaboradores, reduzir custos, melhorar alinhamento da equipe, bem como, adiantar processos que antes eram feitos manualmente.

A AUTOMAÇÃO E O GOVERNO

Assim como os empresários utilizaram da tecnologia para melhorias e automações em seus processos, o governo se deu conta da importância em incorporar soluções que aumentassem a assertividade em suas auditorias realizadas pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ).

Ainda neste contexto, é preciso destacar que uma de suas principais exigências é o armazenamento das Notas Fiscais eletrônicas (NFes) nas empresas pelo prazo legal de 5 anos.

A VULNERABILIDADE DO PROCESSO MANUAL

São inúmeros os documentos fiscais existentes no Brasil, e diante dessas transformações, soluções foram desenvolvidas visando proporcionar automatização no processo e maior controle dos arquivos movimentados pela empresa certificando o cumprimento das obrigações fiscais.  

Empresas que possuem um alto número de movimentações de entrada e saída de documentos fiscais, especialmente quando realizado de forma manual, ficam vulneráveis a várias falhas como erros na apuração dos impostos, atrasos nas entregas de obrigações acessórias, aumento no risco fiscal, além do alto esforço operacional.

Segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas), mais de 80% das empresas brasileiras contam com algum tipo de irregularidade na gestão fiscal.

A AUTOMAÇÃO COMO SOLUÇÃO
Conhecido como burocrático, o setor fiscal se tornou uma das grandes limitações nas organizações. Contudo, o surgimento de novas tendências de TI no mercado tem revolucionado esse cenário, facilitando consideravelmente a rotina nas áreas fiscal e tributária, possibilitando maior controle dos documentos fiscais e reduzindo a vulnerabilidade as autuações e multas.

Um exemplo de sistema facilitador, é o XML Loader que automatiza todo o processo de registro de entrada de NF-e, NFS-e e CT-e, além disso:

  • Aumenta a produtividade;
  • Reduz o esforço operacional;
  • Diminui o risco fiscal;
  • Possui armazenamento ilimitado de documentos;
  • Mantem as obrigações em dia;
  • Gera relatórios gerenciais;
  • Guarda garantida e escrituração dos XML’s.
  • Compliance e governança.

Em virtude dos fatos mencionados, conclui-se que a automação do recebimento fiscal simplifica os processos do negócio e reduz a ineficiência da empresa. Incorporar uma ferramenta que possibilite a gestão integrada e automatizada da empresa é um investimento inteligente que traz sensação contínua de satisfação e segurança.

A ConTI  Consultoria está presente em mais de 20 cidades e conta com grandes players do mercado em sua carteira de clientes:

Permita que sua empresa também seja um case de sucesso. Entre em contato conosco, teremos muita satisfação em ajudar a prosperar o seu negócio.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Close Panel