Você está visualizando atualmente 4  Coisas que você precisa saber sobre os eventos de SST (Segurança e Saúde no Trabalho) para o eSocial

4 Coisas que você precisa saber sobre os eventos de SST (Segurança e Saúde no Trabalho) para o eSocial

1-Não adianta postergar

Muitas empresas têm deixado essa obrigação fiscal para a última hora acreditando em grandes mudanças nos layouts.  Mas o que é possível observar até agora são alterações de validador, ou seja, a informação deixa de ser enviada por um determinado layout e passa a ser informado por outro. Se você já tiver os dados cadastrados no sistema, o trabalho de correção dos validadores e layouts é da empresa de Softhouse e não seu.

2-Entenda quais informações serão cobradas de SST e porque o governo não vai dispensar seu envio ao eSocial

As informações de SST giram todas em torno da construção do PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário no banco de dados do governo.  A medida traz à Previdência a expectativa de acabar com as fraudes em aposentadorias especiais, considerando que muitas se dão por adulteração do formulário em papel utilizado atualmente.  

3-Entenda a tendência das mudanças previstas e como elas poderão te afetar

As mudanças já esperadas são a redução das tabelas, alterações nas NRs e diminuição de layouts.

– Redução das tabelas:

Não vai diminuir o volume dos dados que a sua empresa tem a cadastrar no sistema, após redução das tabelas basta classificar os dados conforme tabela divulgada, e você já terá ganhando tempo adiantando os cadastros.

– Alterações nas NRs:

Essas são voltadas para os prazos, redução de uma outra norma com o intuito de facilitar a vida do empregador, mas sem deixar de proteger o trabalhador.

– Diminuição de layouts:

Pode se esperar uma diminuição nos validadores, mas não a redução dos dados que sua empresa precisará ter cadastrados no sistema para envio e composição do PPP no banco de dados do Governo.

4-  A parte inicial de cadastros é volumosa sim, mas depois é manutenção das informações.

Os usuários de Medicina e Segurança do Trabalho não tem familiaridade com sistema, estão acostumados a ficar em campo. Isso pode gerar uma certa insegurança por parte deles de começarem os cadastros. Quanto mais podem delongar o início, eles o fazem. É preciso entender que se trata de uma mudança de hábito e cultura, quando mais cedo começarem, mais logo se adaptam.

Porque começar agora?

Quanto antes a empresa introduzir a rotina no dia a dia, menos dificuldades terá no momento do envio das informações ao eSocial, mais cedo verá os gargalos na operação e mais tempo hábil para a busca de soluções.

Realize um diagnóstico prévio da situação atual e evite surpresas. Os cadastros de SST são volumosos, mas com planejamento é possível realizar de forma assertiva e sem imprevistos.

Entre em contato com a ConTI, temos profissionais qualificados que poderão te orientar.

Deixe um comentário