Para que uma empresa seja encontrada no mercado é necessário que esteja no meio virtual, e além, estar bem posicionada. Mas isso não é uma tarefa fácil, uma vez que seus concorrentes também usufruem das mesmas ferramentas.
Nesse contexto, os mecanismos de buscas surgem como solução ótima em proporcionar, de forma inteligente e personalizada, a findability, cujo o significado mais próximo seria “Encontrabilidade”. Em outras palavras, a capacidade que um site tem de ser facilmente encontrado pelo usuário na Internet por um mecanismo de busca, ou ainda, a facilidade com que as informações de um website podem ser encontradas.
Apesar de ser um importante elemento que se situa entre a efetividade do funcionamento dos sistemas de informação e as características e experiências dos usuários, muitas vezes, o findability não é aplicado. E as consequências disso? A dificuldade do seu cliente achar sua empresa em um meio tão concorrido.
Findability na prática.
Para possibilitar a encontrabilidade é necessário possuir relevância na web, principalmente no Google, que, segundo a Alexa (site que fornece dados de tráfego na internet e análise de dados), é o website mais visitado do Brasil. Ter relevância no ambiente da web é um objetivo pretendido por empreendimentos que desejam se destacar neste ambiente.
É tendo a encontrabilidade como cerne das técnicas SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca) utilizadas em mecanismo de busca, que conseguimos resultados cada vez mais personalizados e precisos.
O SEO se caracteriza como um conjunto eficiente de técnicas cujo o objetivo é alcançar um melhor posicionamento nas SERP’s, – Search Engine Results Page ou Página de Resultados – dentro dos próprios Mecanismos de Buscas como o Google.
Otimizando o seu desenvolvimento utilizando das estratégias de SEO será mais fácil aumentar o tráfego e permanecer nas principais páginas de resultados de busca. Assim, sua aplicação poderá ser mais facilmente encontrada quando um usuário fizer uma pesquisa com uma determinada palavra-chave.
Dependendo da estratégia adotada, a mensuração das técnicas SEO, de um modo geral, requer períodos de curto, médio e longo prazos necessários para obtenção e mensuração dos resultados. O buscador Google frequentemente modifica seus algoritmos para de torná-los cada vez mais inteligentes e, com isso, é importante providenciar adaptações aos métodos SEO já aplicados.
Aposte também em marketing de conteúdo!
É importante salientar que, apesar de todos as condições envolvidas nos complexos algoritmos, o conteúdo é o mais considerável, merecendo a maior fatia dos esforços aplicados.
O inbound marketing é a melhor forma de trazer os clientes potenciais para sua empresa e mantê-la ativa na web.
Além de ser uma ótima forma de publicidade online, investir em blog, newsletter, podcasts, ajuda a atrair clientes qualificados e faz com que estes clientes se mantenham fieis ao site, voltando a visitá-lo com mais frequência, o que melhora o resultado de busca do seu site e o posicionamento da sua empresa.