Customer Sucess e o Colaborador: o real papel do Onboarding

Customer Sucess e o Colaborador: o real papel do Onboarding

Muito se tem discutido sobre Customer Sucess ou Sucesso do Cliente (traduzindo do inglês) e essa metodologia tem como principal objetivo garantir aos clientes sucesso na utilização e nos resultados ao utilizarem seus produtos ou serviços. De fato, arraigou-se um conceito cultural de que “O cliente sempre tem razão”, contudo, é preciso indagar sobre a aplicação, sobre o principal coadjuvante deste sucesso: o colaborador. Ligado a isso, é de suma importância entendermos melhor sobre o conceito e objetivos do Onboarding.

Mas, o que é o Onboarding?

Em inglês, “Onboarding” significa “integração”, ou seja, entrar, participar, fazer parte da organização. O processo de Onboarding é um procedimento utilizado desde a contratação até o desenvolvimento do profissional dentro da empresa. Tem como objetivo adaptar, incluir e capacitar o colaborador dentro da cultura da organização, a fim de promover a socialização deste, para uma contratação de sucesso.

Diferente de orientação que é o que nos acostumamos a fazer, o Onboarding tem como principal propósito, assim como seu nome, a integração; e integração além de demandar mais tempo envolve desde a gerência até os demais colaboradores, para que possa cumprir em abrangência o seu papel.

De acordo com a Drª. Talya Bauer, da Fundação SHRM, um processo de Onboarding envolve o tratamento de quatro fatores: Compliance, Clarification, Culture e Connections que traduzidos para o português referem-se à Conformidade, Esclarecimento (clarificação), Cultura e Conexão, também conhecido como 4C’s.

Conformidade: Estar ciente e de acordo com as regras, regulamentos e políticas da organização;

Clarificação: Garantir ao colaborador a clareza de suas funções e as expectativas que o cercam;

Cultura: Trazer ao conhecimento as normas e cultura da organização; tanto formais quanto informais;

Conexão: Ser o responsável pela inclusão do colaborador a equipe; refere-se a encaminhar as relações interpessoais para que as mesmas aconteçam.

Este processo de integração precisa estar traçado desde o momento da escolha do profissional, para que assim possa ser uma contratação assertiva, ágil e eficaz. Embora o processo de Onboarding possa ser demorado, ele nos garante uma contratação mais humana e mais feliz. E a política humanizada do colaborador está em fase de ascensão, ou seja, o colaborador não é mais só um número. Já é possível ver a ideia atrelada a ganhos; um colaborador feliz resulta em clientes felizes e trazem sucesso a experiência do cliente, independente da área de atuação. Então não podemos considerar perda de tempo o cuidado com a integração do colaborador, uma vez que ela vai ser o reflexo do sucesso.

Uma empresa com um Onboarding bem definido e aplicado tem como resultado uma possível baixa de turnover, uma redução de custos, retenção de talentos e ainda pode fazer a organização se tornar desejada por outros profissionais e clientes.

Pessoas precisam de cuidados, profissionais são pessoas e quando buscamos bons resultados queremos pessoas bem inseridas; convictas de suas funções; cientes das expectativas nelas colocadas e produzindo um bom retorno. Portanto, precisamos aprender a medir o sucesso da organização a partir, também, do sucesso de nossos colaboradores.

Portanto vai uma dica de um checklist básico para um bom Onboarding:

✓ Deixe tudo preparado para a recepção do novo colaborador;

✓ Avise os demais colaboradores sobre a sua entrada;

✓ Separe um tempo para treinamentos e orientações;

✓ Apresente a equipe, os gestores. Faça essa mediação na inclusão;

✓ Apresente a empresa, o local de trabalho;

✓ Reserve um tempo para acompanhá-lo no primeiro dia ou direcione uma pessoa, para que esclareça as dúvidas;

✓ Mantenha um contato para entender as necessidades;

 ✓ Peça feedbacks para que possa alinhar seus processos.

Com a abordagem adequada e alinhada, todos se sentirão integrados e unidos em prol de um objetivo em comum, que é o alcance do sucesso e a expansão da organização.

Agora você já sabe o que é o CS, os principais benefícios para as empresas e uma direção para um Onboarding de sucesso; que tal aplica-lo também em sua organização?!

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